O Que é SEO e Como VOCÊ PODE SE BENEFICIAR Disso?

Saiba agora o que SEO significa e como você pode e deve se beneficiar disso a partir de hoje!

De forma técnica SEO significa Search Engine Optimization que é um termo americano que em português significa otimização dos mecanismos de busca.

De forma prática SEO significa os primeiros resultados dentro de uma plataforma de busca (ou social) como por exemplo o Google ou o Youtube!

O foco deste artigo será SEO no Google, mas farei algumas breves citações sobre Youtube também, combinado?

Para você ter uma ideia, o SEO passou e ainda passa por constantes mudanças dentro das plataformas de buscas. E que mudanças são essas? São as chamados mudanças ou atualizações dos algoritmos.

E o que são algoritmos?

São “robôs” criados pelas plataformas que vasculham todo o conteúdo da internet e dão notas (positivas ou negativas) para aquilo que ele vê (acessa).

Desta forma eles determinam a posição deste conteúdo dentro da própria plataforma de busca.

Ou seja, estes robôs possuem em seu sistema, um manual repleto de informações onde eles vasculham cada site para ver se atendem àquelas informações contidas no sistema do algoritmo.

Vou tentar explicar melhor (mas acho que estarei sendo repetitivo. Se este for o caso, me perdoe):

  1. Google cria robôs (algoritmos);
  2. Dentro desses robôs são inseridos uma lista de exigências;
  3. Dentro desta lista tem coisas que podem ou não podem ter dentro do site;
  4. Terminadas as análises feitas pelos robôs eles informam ao Google;
  5. Google gosta de perfeição, mas advinha? Ninguém é perfeito;
  6. O Google elege quem fica em 1º, 2º, 3º…até o último.

E advinha só: existe cerca de 200 fatores de ranqueamento de sites que o Google leva em consideração para posicionar do primeiro ao último!

E como sei disto? Através de pesquisas e informações que o próprio Google disponibiliza parcialmente.

Uau! 200 fatores para ranquear!? Tô fora Thiago, desisto, tchau!👋

Calma! Espera!

Dentro destes 200 fatores existem aqueles que são mais importantes e menos importantes!

O que faz com que o trabalho que se deve fazer para ranquear diminua também! Mas isto é um tema para outra conversa (outro artigo) ok?

O que é SEO para o Google?

É o conjunto de boas práticas que todo site deve ter para conseguir estar em 1º para o Google. Segundo o próprio Google, é a forma que um site é estruturado pensando sempre na experiência do usuário.

Polêmica: embora o Google sempre fala que o site deve pensar na experiência do usuário e que cada site deve seguir uma estruturação específica baseada nos 200 fatores de ranqueamento, eu e muitos outros experts em SEO ao redor do mundo, conseguimos testar e provar que não é bem assim.

Este tema pode ser tão extenso que não seria apropriado coloca-lo aqui neste artigo, pois a leitura ficaria muito extensa e sairia do propósito ok?

Criarei um vídeo falando sobre isto.

O que é SEO para o Youtube?

É um conjunto de boas práticas que todo vídeo deve ter para estar bem posicionado.

O Youtube também é uma plataforma de busca. E ele também possui algoritmos que determinam quais vídeos ficam nas primeiras posições.

Estar bem posicionado no Youtube é fundamental para quem gosta de dar aulas ou tutoriais na internet, ensinar receitas, etc!

Benefícios de SEO

Para aquilo que é bom, quem não gosta de ser o primeiro?

E quando falamos de internet um dos melhores lugares para se estar (em 1º) e ser encontrado é justamente no Google (ou Youtube, mas o foco deste artigo será o Google lembra?)!

Vou te explicar agora o porquê:

Digamos que você saiba tocar violão e quer ensinar outras pessoas a tocar. Geralmente apenas seus conhecidos sabem que você é bom e que ensina a tocar. Você pede para eles e seus parentes divulgarem, mas ainda assim fica “limitado” a um número escasso de pessoas, entende?

Agora você já pesquisou quantas pessoas procuram por termos relacionados a “como tocar violão” no Google?

Não? Deixa eu te ajudar então:

Reparou na segunda coluna da imagem acima (onde tem os números)? Estes números representam a quantidade de pessoas que pesquisam sobre o tema “como tocar violão” e outros temas parecidos.

Olha mais um exemplo:

Percebeu a importância de usar o Google a seu favor?

E para isto você precisa fazer SEO para conseguir estar na primeira página do Google!

E isto serve para qualquer outro tipo de serviço, curso, produto, consultoria, etc!

Quer ver mais exemplos?

Se você possui uma loja que vende quadros decorativos…da uma olhada no volume de pessoas pesquisando sobre isso no Google:

Imagina seu site/loja virtual estar na primeira página do Google e receber todo este volume de acessos? Certamente você realizaria muitas vendas, não é mesmo?

Acredito que estas informações já são suficientes para você perceber a importância de SEO para sua empresa, habilidade ou negócio!

Num outro artigo vou mostrar para você as melhores práticas de se fazer SEO que farão seu site estar posicionado na 1ª página do Google!

O que achou deste conteúdo? Conseguiu perceber o que é SEO e qual sua importância nos dias atuais? Comente aqui nos comentários!

Compartilhe agora mesmo no:

CURSO GRÁTIS! Como Fiz Mais de R$115.688,83 Usando Apenas a Internet de Forma Simples! Quer Aprender?

0% de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!